Esclarecimento sobre os Exercícios de Fé

Os exercícios de Fé não são encontrados em livros, revistas, jornais, cartilhas ou apostilas.
Sou eu mesma que elabora os exercícios de fé para serem entregues em minha Paróquia e coloco aqui no blog também para que catequistas e crianças também tenham acesso e, com isto, ajude na evangelização das crianças.
Os exercícios são feitos com imagens que retiro da internet.
Em hipótese alguma este material está autorizado a ser vendido de qualquer forma. Os exercícios de fé são gratuitos e podem ser divulgados em blogs, sites e jornais e informativos paroquiais.
Fique à vontade para dar sugestões e críticas construtivas.
Agradeço a compreensão. Fique com Deus.
Ana Paula Merigo

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Sugestão para atividades!

g_PA238Recebi um e-mail das catequistas Silvânia e Ariane de Belo Horizonte, Minas Gerais, da Paróquia Santos Anjos da Guarda. Pedi permissão à elas para compartilhar, leiam:

Meu nome é Silvânia e estou sempre ligada em seu Blog, muito feliz quando encontro cada vez mais material para podermos usar em nossa Paróquia Santos Anjos da Guarda em Belo Horizonte Minas Gerais uai!!!

Este ano estou com a pré-catequese de 04 a 07 anos ( isto tudo por falta de catequista). Somos eu e a Ariane, pois uma turma de 15 catequizando com esta diferença de idade,  uma só na consegue controlar.As famílias dos catequizando quase não participa , não comparece a reuniões, não incentivam a catequese, uma luta .

Este ano fizemos no 3º encontro a seguinte pergunta para as crianças: " POR QUE VOCÊ VEM AOS ENCONTROS DA CATEQUESE??" E para uma tristeza muito grande minha e da Ariane quase a totalidade respondeu "PORQUE A MAMÃE MANDOU".

Já estavamos com um ideia para o ano de fazer uma Pasta que seria de ATIVIDADES EM FAMÍLIA, (obs.: não é para casa, são atividades que deverão ser feitas em família).Depois destas respostas estamos incrementando mais as atividades. Como sempre estou pegando atividades com você , estou agora lhe enviando 02 materiais que fizemos , para sua apreciação.

Abraços fraternos.

Infelizmente, isto é algo que acontece muito em muitas Paróquias: os pais mandam as crianças irem à catequese, mas sem orientar porque e a importância de estarem participando dos encontros. Eu achei a sugestão da Silvânia e da Ariane excelente em mandar atividades para as crianças fazerem junto com a família, é uma maneira de tentar fazer com que todos participem e não só a criança.

DOMINGO DE RAMOS

Outra sugestão foi que elas fizeram um cartaz para colocar nas salas de catequese:

Amigos de Jesus

O que toda Criança amiga de Jesus deve fazer:

* Rezar todos os dias;

* Obedecer e respeitar pai e mãe;

* Respeitar os mais velhos;

* Estudar;

* Respeitar os professores, colegas e parentes;

* Ser educada, cumprimentar as pessoas dizendo Bom Dia!, Boa Tarde!, Boa Noite!, pedir licença e não falar nomes feios;

* Não mentir e falar sempre a verdade, pois ela sempre irá prevalecer.

Parabéns as catequistas Silvânia e Ariane por estarem se dedicando e buscando cada vez mais melhorar os encontros de catequese.

Se você tem alguma sugestão ou quer partilhar sua experiência é só enviar um e-mail: anapaulamerigo@gmail.com

Quando partilhamos aquilo que sabemos tudo se multiplica.

Aproveitando, estou colocando alguns moldes para elaboração da lembrancinha de Páscoa, são moldes simples que podem ser feitos em cartolina, não esqueçam de ressaltar para as crianças que o chocolate e os coelhos são símbolos da Páscoa:

cesta%20de%20coelho%201_gif

SCAN154

SCAN007

cesta_gif

coelho

Fiquem com Deus!

32 comentários:

  1. Adorei a sugestão do cartaz da CRIANÇA AMIGA DE JESUS. Na minha paróquia fizemos um pouco diferente: demos a cada catequizando OS DEVERES DOS CATEQUIZANDOS e eles colaram na 1ª folha após a da abertura do caderninho.
    Mas a sua sugestão está ótima.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula,
    Fico muito feliz em poder colaborar com o seu Blog. Pois penso que todos nós catequistas deveríamos colaborar uns com os outros, pois quem tem a ganhar são as Crianças Amigas de Jesus. E que neste Sabado não chova, pois as crianças da Catequese da Paroquia Santos Anjos da Guarda irá fazer uma passeata pela paz. Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  3. Fiz esse selinho para homenagear blogs que estão a serviço da Evangelização, levando o evangelho a todas as criaturas até os confins do mundo. Que Deus continue abençoando e iluminando vcs a cada dia.
    É so copiar e colar, passa no meu blog.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada a todas, que Deus continue iluminando cada catequista. E vamos partilhar sempre!
    Abraços
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  5. Olá! achei seu blog num site de busca... que graça! Estava procurando alguma explicação de uma forma simples sobre a Santíssima Trindade, e achei aqui! Parabéns pelo blog! Abraços

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Mariana
    visite sempre o blog!
    Fique com Deus!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  7. Valéria de Oliveira16 de abril de 2009 19:46

    Adorei seu blog!
    Sou catequista e tenho muita dificuldade de achar atividades de fácil assimilação.
    Tenho certeza que encontrei.
    Vou adicionar ao favoritos.
    Abraços!
    Valéria

    ResponderExcluir
  8. Sou profª de ensino religioso e gostei muito do seu blog, parabéns!
    Gostaria, se possível, que vc me enviasse por e-mail atividades para desenvolver valores humanos do 6º ao 9º ano,pois é muito difícil encontrar ...
    e-mail: leny.penna@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, vc é um gênio! Adicionei o seu blog como favorito. Gostaria que vc me enviasse por e-mail atividades sobre valores humanos do 6º ao 9ºano,pois é muito difícil de se encontrar.
    e-mail leny.penna@hotmail.com.br
    um abraço

    ResponderExcluir
  10. Que Deus abençõe seu trabalho é tão difícil achar esse tipo de blog para evangelização das crianças, principalmente católicas, por isso agradeço a Deus por sua exitencia e que esse lindo trabalho possa continuar.

    ResponderExcluir
  11. Suas idéias me ajudaram muito! Sou do Ministerio das crianças da RCC em Maraba-Pa. Estamos iniciando agora, já que temos uma casa de apoio a crianças de risco, estamos precisando de ajudas e idéias de todas as formas para que possamos trabalhar com estas crianças. Se alguém puder nos ajudar, é só enviar-me um e-mail:millypop1@gmail.com. Jesus disse:" Qualquer um que acolher um destes pequeninos é a mim que está acolhendo." Que Deus abençoe a todos!Millene

    ResponderExcluir
  12. Sou coordenadora dos coroinhas da Paróquis São João Batista/Itapetininga/SP e foi pela necessidade de procurar material novo, idéias novas, que encontrei seu blog. Olha! está me ajudando bastante na catequese c/ os coroinhas. Que o Espírito Santo a ilumine sempre! Deus te abençõe!!!

    ResponderExcluir
  13. Ah! esqueci de mandar o meu email, no meu comentário. Trabalho com os coroinhas com idade de 05 a 14 anos. Já comprei vários livros indicados para os coroinhas, só que no seu blog eu encontrei a evangelização mais direcionada para as crianças e mais fácil de trabalhar. obrigada. verabertolai@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!
    Pesquisando na internet sobre domingo de ramos encontrei hoje este site e fiquei muito feliz com o conteúdo e material. Sou catequista de eucaristia para crianças de 10 a 13 anos e gostaria de conhecer mais materiais adequados a essa faixa etária, caso tenham disponível.
    Continuem firmes nesse trabalho, com fé e perseverança. Que as bençaos de Deus estejam com todos vocês.
    Eliane Cristina

    ResponderExcluir
  15. amei as sugestões pois só catequista e tenho poucas ideias e essa eu adotei obrigada...

    ResponderExcluir
  16. obrigada pelos desenhos, gostei muito

    ResponderExcluir
  17. Amei as sugestões para Páscoa.
    Com certeza vou realizar trabalhos maravilhosos com minhas crianças.
    Obrigado.
    Bety

    ResponderExcluir
  18. por favor sou catequista da igreja santa luzia da marajo cristalina vçs tem alguhas atividades p as crianças da iniciaçao pa mim por favor

    ResponderExcluir
  19. Ola Ana meu nome e ana lucia queria aguma atividade para o inicio do mundo como Deus criou abrigada Deus te abençoe sempe.

    ResponderExcluir
  20. Sensacional...Adorei os videos e todo o conteudo, obrigado pela ajuda iremos evangelizar as criancas no domingo e queriamos algo novo. Adorei. Beijos Berenice, Camaqua, Rio Grande do Sul
    Que Jesus abencoe voces e este lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  21. Estava atras de lembrancinhas para a páscoa e já amei o site, parabéns as catequistas que tiveram a brilhante idéia do cartaz

    ResponderExcluir
  22. gostei muito desse blog
    bjs neusa catequista de petropolis rj brasil

    ResponderExcluir
  23. Mim tornei fã do seu blog, tou seguindo meus encontro muitas sugestões boas...as criancas estão adorando !!cleide

    ResponderExcluir
  24. gostei muito parabéns]
    continue postando esse trabalho é lindo
    DEUS LHE ABENÇOE!!!

    ResponderExcluir
  25. MUITO BOMMM
    SHOW DE BOLA
    DEUS LHE ABENÇOE

    ResponderExcluir
  26. Bom dia! sou catequista iniciante e gostaria de saber mais sobre cronogramas de atividades a serem trabalhadas com a pre catequese durante o ano, necessito de orientação quanto a preparação de atividades sugestões,agradeço muito pelas atividades postadas algumas já usei com os meus catequisando, como é importante esta troca e o mais importante é todos pelo mesmo objetivo evangelizar levar o conhecimento do verdadeiro DEUS as pessoas desde os pequeninos. se puderem colaborar comigo eu agradeço muito... meu email é miriamgreoli@bol.com.br

    ResponderExcluir
  27. Ola. sou catequista;na comunidade Santa Lusia, em marabá,. pará gostei muito das sugestões para as crianças abrigada .

    ResponderExcluir
  28. Estou começando trabalhar com crianças agora e adorei o lema amigos de Jesus.Parabéns

    ResponderExcluir
  29. meu problema é um pouco parecido com o de vocês,a diferença é que muitas crianças são as avós que tomam conta,e alguns pais participam,mas muitas crianças faltam muito,não fazem as atividades para casa.O pior é que as catequista que participam comigo faltam também,não colaboram em procurar novas atividades,faltam as reuniões,e, a coordenadora não participa como deveria.por isso estou sempre procurando sugestão.Obrigada e parabéns.

    ResponderExcluir
  30. comecei da catequese

    amei suas dicas que jesus te abençõe sempre com essas ideias maravilhosa

    ResponderExcluir
  31. amei seu blog, muito criativo !

    ResponderExcluir
  32. Gostei muito do seu blog, adoro, é sempre bom trocar dicas, esperando mais postes , beijoos

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário, ele é importante para nosso trabalho. Deus nos abençoe sempre!